Tratamentos voltados ao bem-estar do seu animal


O tratamento acontece seguindo algumas etapas:

1) Avaliação global do paciente, nos aspectos estático e dinâmico;

2) Realização de exames neurológico, ortopédico e  quiroprático, além da avaliação da marcha e pontos diagnósticos;

3) Transposição dos achados com a anamnese e histórico para a composição do diagnóstico, prognóstico e protocolo terapêutico, individualizado, podendo conter uma ou mais técnicas combinadas.

Cada sessão tem de 60 a 90 minutos aproximadamente. A frequência do tratamento é determinada caso a caso.

 

A Reabilitação Veterinária Integrativa atua em vários níveis, como o muscular, vertebral, fascial e energético. A tensão muscular é um dos focos principais, por estar associada a um imenso leque de disfunções musculares, esqueléticas, nervosas e até oriundas de sensibilidade dolorosa, estresse ou mesmo de desequilíbrios comportamentais, como ansiedade.

Sua utilização é muito abrangente, mas pode-se citar:

– Na reabilitação de diversas lesões;

– Fadiga, tensões ou contraturas musculares;

– Aumento de flexibilidade muscular e articular;

– Incremento da circulação sanguínea;

– Dores de coluna;

– Lesões relacionadas à hipomobilidade;

– Treino de equilíbrio, propriocepção e fortalecimento;

Fisiatria veterinária

A Fisiatria é uma das áreas de atuação essencial no restabelecimento breve da função neuromusculoesquelética, dado várias causas de lesão como traumas, pós-cirúrgicos ou doenças neurológicas.

São utilizadas algumas ferramentas:

Eletroterapia: utilização de correntes elétricas para tratamento da dor, controle da inflamação, promoção do metabolismo celular e fortalecimento muscular

Ultrassom terapêutico: promoção da reabilitação das estruturas articulares, tendíneas, ligamentosas, ósseas e musculares

Aparatos como therabands, theratubs, bola suíça, pranchas, discos, entre outros.

Exercícios terapêuticos auxiliam na pronta recuperação e potencialização das funções motoras normais, equilíbrio e coordenação do animal.

*Medicação alopática

O controle da inflamação e dor (aguda, crônica, neuropática) através de medicamentos é realizado como suporte, sempre que necessário.

Terapias Manuais

A Quiropraxia consiste em uma técnica de manipulação específica das articulações principalmente da coluna vertebral e que visa a prevenção, tratamento e diagnóstico de diversas disfunções. Atua de maneira eficaz nas dores de coluna, alterações de postura, doenças crônicas e proporciona uma revigoração única.

A Liberação Miofascial tem papel fundamental no equilíbrio da musculatura e alívio de dores e compensações posturais.

Shiatsu é mais que uma massagem. Através da pressão manual, o terapeuta promove o restabelecimento do fluxo natural da energia vital do paciente. Esta energia vital, enquanto há fluxo constante, se traduz em vitalidade e saúde; quando existe estagnação em seus trajetos, acontecem as doenças e ocorre a dor. O Shiatsu traz de volta a saúde no organismo equilibrando todos os meridianos de energia  e, portanto, todas as suas funções. Através desta técnica, é possível também realizar o diagnóstico de doenças através da avaliação desses meridianos.

Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura: estímulo de pontos com localização e função específicas através de agulhamento seco, fármacos, implante de ouro, entre outros.

Moxabustão: estímulo térmico e terapêutico com um bastão de Artemisia vulgaris.

Dietoterapia: além da dieta ser um grande alicerce de uma boa saúde, a união e equilíbrio entre valor nutricional e conteúdo energético dos alimentos têm função terapêutica poderosa.

Fitoterapia Chinesa: fórmulas magistrais compostas por ervas e outros elementos minuciosamente balanceados para o tratamento dos mais diversos padrões de desequilíbrios e doenças.

O Tui-na, de origem chinesa,  é outro tipo de manipulação cujo foco também abrange o livre fluxo de energia. Através de movimentos rítmicos e específicos, suaves ou vigorosos, melhoram dores e síndromes de disfunção energética. O resultado é uma sensação de relaxamento e bem-estar, mas principalmente de revigoração.

Acupuntura Japonesa

Cranio e caudopuntura

Técnica de moxa direta

Teste de Akabane Modificado

Medicina Víbracional

Reiki

Técnica de energização através da imposição das mãos, aliviando dores e promovendo bem-estar.

Controle da dor

Cada técnica tem sua abordagem específica, seja agindo nas fixações vertebrais, tensões musculares, restrições articulares ou estagnações energéticas. Outras técnicas, ou até mesmo medicação alopática (dependendo do caso), podem ser associadas.

Performance

No caso dos animais atletas, é interessante o acompanhamento tanto preventivo quanto durante o treinamento:

– Facilitando  e potencializando o trabalho corporal;

– Nas épocas de competição, minimizando os efeitos da sobrecarga pela solicitação do esporte e resolvendo tensões musculares, articulares e o estresse dessa exigência;

– Trazendo equilíbrio físico e mental.

O tratamento personalizado, na medida da necessidade e do volume da atividade esportiva, culmina na melhoria do desempenho e prevenção de lesões,  características de cada modalidade.

Controle de peso

Através de orientações, exercícios controlados e dieta individualizada, é possível evitar os vários malefícios do sobrepeso nos animais domésticos.